segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Educação Para Paz



A UNESCO, durante a década da cultura de paz, apontava as diretrizes para um trabalho pedagógico: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Assim, nesta concepção, gerar a paz significa (UNESCO, 2010):
  1. Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar;
  2. praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;
  3. compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;
  4. defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e ao rechaço ao próximo;
  5. promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;
  6. contribuir com o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, para criar novas formas de solidariedade.
Paulo Freire (1997) dizia que a paz somente pode ser construída com a edificação incessante da justiça social. Portanto o conceito de paz vai além da associação que usualmente se faz ao relacioná-la simplesmente à ausência de conflito bélico. A paz refere-se também à ausência de violência de qualquer tipo.”
A Escola de Ensino Médio Virgílio Távora, norteando-se por esses princípios e em consonância com as diretrizes da SEDUC, implantou em 2012 o Programa Geração da Paz com o intuito de estimular nos alunos a refletirem sobre causas e consequências de conflitos e violências, e sobre pequenas e grandes mudanças de comportamento, nos planos individual, social e político.
Cronograma de Atividades 2012
15/03 – Apresentação do Projeto Geração da Paz por ocasião da Jornada Pedagógica pelo Coordenador Escolar Carlos Alberto.
20/03 – Elaboração do Programa a ser desenvolvidos na escola durante todo o ano letivo. Coordenadores: Professoras Rafaelly e Zuleide com colaboração de professores da área de Linguagens e Códigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário